A importância da responsabilidade social na moda

Os comportamentos da sociedade refletem diretamente na economia, e as empresas passam a absorver essas informações para utilizá-las como uma maneira de se comunicar mais efetivamente com o seu público. As exigências vão mudando, e hoje o que ele busca é algo voltado ao desenvolvimento socioambiental como um todo.

Desse modo, até mesmo a moda acaba se posicionando para definir quais são os seus objetivos frente à população que exige vozes ativas. Neste artigo, queremos que você compreenda profundamente a importância da responsabilidade social na moda e como ela reage a essas novas tendências e necessidade.

O que é responsabilidade social?

A responsabilidade social é um conjunto de ações que pessoas, organizações e empresas podem tomar visando beneficiar a sociedade e o meio ambiente como um todo, não apenas os seus clientes diretos. São medidas que envolvem uso de materiais biodegradáveis, fontes renováveis de energia, eliminação de componentes poluentes na sua linha de produção.

Além disso, visam a qualidade de vida de todos os indivíduos presentes na sua cadeia produtiva, inclusive aqueles que estão fora da empresa propriamente dita. Todos os recursos e insumos são rastreados até a origem para garantir que houve colaboração mútua entre empregados, empregadores e a própria natureza. Isso envolve ainda um compromisso de transformação social, como o questionamento de padrões criados que criam distorções entre classes sociais, gêneros, raças, entre outros.

E o que a moda tem a ver com isso?

Na verdade, todas as áreas devem assumir a sua parcela nessa questão. A moda é uma importante agente de divulgação, pois ela dita os rumos de diversos setores, e é o que está nos olhos, no corpo e na boca do seu público.

Campanhas publicitárias que exploram a diversidade de gêneros, tipos de corpo e tons de pele são uma grande ferramenta de transformação social. Além de que o uso de produtos naturais, com a menor adição possível de agentes sintéticos e redução significativa do impacto ambiental geram uma sensação de conforto ao público.

As pessoas tendem a repetir o que está na moda. É importante para esse setor possuir uma forte ligação com o bom uso de recursos naturais e métodos limpos de produção, além de considerar o descarte correto de resíduos.

Inclusive, hoje, essa é uma das exigências. Cresce a demanda pelo uso de insumos orgânicos que foram produzidos desde o início sem aditivos químicos, e ainda em outra esfera, sem ferir direitos humanos, como uso de mão de obra escrava e trabalho infantil que infelizmente ainda fazem parte de muitas cadeias produtivas.

B.O.T.A.N.I.C

As empresas e pessoas, hoje, querem ter certeza de que estão consumindo produtos e serviços produzidos e realizados de maneira ética.

A Palone Design assina embaixo desse movimento que visa mudar a sociedade e conscientizá-la da importância de conservar os recursos naturais e promover a igualdade entre as pessoas.

Desse modo, criamos uma linha exclusiva chamada B.O.T.A.N.I.C que é inspirada na natureza e busca passar essa mensagem aos seus colaboradores. Venha conhecer o nosso trabalho e entender como buscamos fazer da responsabilidade social parte do nosso legado.

Com carinho, 

Palone Leão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *