Como a técnica handmade é refletida nos acessórios

A moda tem se reinventado e, assim como a gastronomia, migrou para o espaço da afetividade. Aquela peça que conta uma história, que evoca um sentimento, que representa um momento. O colar herdado da avó, a pulseira feita pela amiga, o anel que já passou por três gerações da família. O sentimento de representatividade e pertencimento, que uma peça pode trazer, abriu espaço para o sucesso do handmade também no universo dos acessórios.

Handmade é um termo em inglês para dizer feito à mão, ou seja, artesanal. Mas não é só isso, são acessórios que carregam singularidade, a alma do artesão, são únicos e diferenciados. Eles representam a emoção e o sentimento de quem produziu e carregam a perfeição despretensiosa do imperfeito, do que é feito com sentimento.

As peças feitas à mão chegaram com tudo no mundo da moda, por sua riqueza de detalhes e exclusividade, que não é possível através das máquinas, que produzem seguindo o mesmo modelo padronizado. É como se cada acessório tivesse a sua própria personalidade, mesmo que aparentemente sejam iguais, como são as coisas na natureza.

Moda com alma. É o que propõe o handmade. Um acessório que conta uma história, que representa uma cultura, que traz consigo uma essência. Único, exclusivo, vivo, assim como as pessoas. Ter uma peça única se tornou mais interessante do que só uma peça bonita, ser feito à mão agrega valor também.

Handmade e sustentabilidade

Por ter um valor sentimental e representar uma emoção, a peça handmade não é pensada para ser descartada, é elaborada com materiais que agridem menos o meio ambiente. Ao contrário das peças industrializadas, não são feitas em grande escala e por isso não gastam e desperdiçam recursos naturais. São feitas em pequenas quantidades, para durar, para serem presenteadas e guardadas com carinho. O acessório handmade não é datado, ele não sai de moda, faz parte da história de quem usa.

Ao contrário da indústria do fast fashion, que vê o tempo como inimigo, o handmade vê o tempo como um aliado, necessário para que algo bem-feito seja produzido, a preocupação com o detalhe, aí está o seu valor diferenciado.

Há a preocupação também com a comunidade, o que inclui a natureza e a forma como são descartados os materiais. A peça handmade não fica velha, ela ganha experiência, conta história, gera emprego e cria uma comunidade de produção.

Compre de quem faz

Com as medidas de restrição da pandemia, as pessoas se viram em casa, algumas sozinhas, e o contato com o outro, com o sentimento, com o pertencer a uma comunidade nunca foi tão urgente. Um movimento se intensificou neste período, o #compredequemfaz e #comprodequemfaz. Ele valoriza a compra de produtos de pequenos empreendedores. Peças feitas à mão, exclusivas, produzidas com afeto. Feitas de pessoas para pessoas.

Você conhece nosso trabalho?

Todas nossas peças são pensadas e criadas de forma artesanal. Exclusivas, feitas à mão, os acessórios da Palone Design refletem a alma de quem usa, com detalhes únicos, que só um trabalho minucioso e cuidadoso é capaz de oferecer. Nossa coleção B.O.T.A.N.I.C traz a perfeição e delicadeza da natureza para você vestir mais que um acessório, vestir afeto da cabeça aos pés.

Deixe um comentário