6 cuidados que você deve ter com seu acessório prata

A prata é um dos metais mais utilizados na fabricação de joias para homens e mulheres. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar a oxidação do acessório de prata.

Nesse texto falaremos sobre os cuidados com acessórios de prata. Acompanhe!

Índice

1. Oxidação dos acessórios de prata

2. Limpar o acessório depois de usá-lo

3. Nunca utilize materiais de limpeza domésticos para limpar o acessório de prata

4. Evitar água do mar e a água da piscina

5. Armazene corretamente

6. Sempre usar os produtos apropriados na hora de limpar os acessórios de prata

Oxidação dos acessórios de prata

A oxidação é o processo que leva ao escurecimento da prata. Ele acontece quando o acessório de prata entra em contato com umidade em excesso, enxofre, produtos de higiene, pomadas, suor e calor.

A oxidação não está relacionada à qualidade da peça, afinal é um processo natural. O interessante é que ele pode ser evitado e revestido seguindo alguns cuidados simples:

Limpar o acessório depois de usá-lo

Para evitar o escurecimento da peça, o ideal é fazer sua limpeza depois de utilizá-la. Isso porque, o suor da pele pode acelerar o processo de oxidação e diminuir o brilho do acessório.

O processo de limpeza é bem simples, basta uma flanela macia e limpa. Não é necessária a adição de produtos de limpeza ou, até mesmo, água. O ideal é passar o pano com cuidado para retirar a sujeira acumulada na peça.

Nunca utilize materiais de limpeza domésticos para limpar o acessório de prata

É comum encontrar dicas que utilizam produtos de limpeza diária para fazer a limpeza das peças de prata. Entretanto, isso é um enorme erro. A abrasividade desses produtos, ao invés de limpar, pode acabar danificando o acessório de prata.

Sendo assim, um dos cuidados com acessórios prata é retirá-los na hora de fazer as tarefas domésticas. Dessa forma, ela não terá contato com produtos abrasivos.

Conheça nossa linha de acessórios de prata!

Evitar água do mar e a água da piscina

Vai à piscina ou à praia? Deixe seus acessórios de prata em casa ou retire-os antes de entrar na água. Isso porque, tanto a água do mar quanto o cloro das piscinas aceleram o processo natural de oxidação da prata.

Armazene corretamente

Além de limpar, outro dos cuidados com acessórios prata é guardar as peças da forma correta. Deixar os acessórios em qualquer lugar pode diminuir o brilho das peças e levar ao aparecimento de manchas.

O ideal é guardar os acessórios de prata em lugares que desfavorecem a oxidação. Por exemplo, gavetas, caixas de metal e locais com pouca umidade e fechados.

Depois de fazer a limpeza, procure guardar as peças separadas umas das outras. Seja em caixinhas, sacos de papel ou embrulhada em papel toalha.

Sempre usar os produtos apropriados na hora de limpar os acessórios de prata

Para evitar o risco de danificar os acessórios de prata, é importante usar produtos específicos para limpar as peças. Por exemplo, um limpa prata líquido e flanelas limpas e macias.

Esse produto pode ser utilizado para fazer as limpezas periódicas, sendo que eles conseguem eliminar as oxidações mais profundas que afetam as peças, além de reaver o antigo brilho dos acessórios de prata.

Em nosso portfólio você encontra diversos modelos de acessórios de prata. Entre em contato conosco para encontrar o modelo ideal para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.